Servidor SSD principais Benefícios e Vantagens

Tempo de leitura: 3 minutos

Servidor Dedicado

O que é um servidor com armazenamento SSD?

Uma Unidade de Estado Sólido, mais conhecido como SSD (Solid State Drive) é um dispositivo também chamado de flash disk. Utilizado para armazenar dados de maneira permanente, você pode encontrar sendo usado tanto em servidores quanto em computadores pessoais.

Um Servidor com SSD melhora o desempenho de qualquer serviço, seja de banco de dados a qualquer aplicação específica. Se você optar pela troca do seu disco original por um SSD, sem dúvidas perceberá a diferença e obterá ganhos. Para os que procuram uma boa performance, é super indicado.

Os SSDs são discos que representam uma enorme evolução se comparados com o tradicional disco rígido, o famoso HDD (Hard Disk Drive).

Quais as diferenças entre um servidor com SSD e HDD?

A principal diferença a ser destacada entre o SSD e o HDD é a durabilidade. O SSD é eletrônico, sendo assim ele funciona mantendo os seus dados mesmo sem energia. Desta forma, como não possui partes mecânicas acaba oferecendo ao usuário uma melhor performance.

Já servidores que utilizam o disco mais antigo, o HDD, funcionam com um leitor que age como um leitor de disco de vinil, varrendo o disco em busca de dados. Por conta disso ele pode estar apresentando problemas antes do SSD.

Enquanto isso, o servidor com SSD é composto por um ou vários chips, que fazem o trabalho de leitura à procura de dados.

É nítida as diversas diferenças entre os dois utilitários destacados, não seria diferente na sua composição de peças. O HDD é composto por um conjunto de discos metálicos, e possui um braço móvel com cabeça. Se mantém na parte interna e é completamente protegido por uma caixa metálica.

Já o SSD é uma peça composta por chips de memória flash, fazendo o armazenamento de dados em um drive ou por meio de memória RAM.

Por que utilizar um servidor com SSD?

O SSD é uma tecnologia desenvolvida para funcionar sem interrupções, fornecendo um alto desempenho na leitura de arquivos. Além de que é otimizada para acessar simultaneamente várias máquinas, o que os servidores permitem. Um SSD no servidor é extremamente mais robusto que os demais servidores comuns.

Só nesse destaque você já tem motivos de sobra para adequar o seu servidor com um SSD. E vale ressaltar que é totalmente recomendável usar o SSD no servidor, de tal forma que já existem modelos específicos para essa situação.

Utilizando o SSD no seu servidor, você garante um aumento de velocidade no backup, aumenta o desempenho de processamento e velocidade do seu servidor, não faltam motivos para adequar a sua máquina.

Quais as principais vantagens do armazenamento SSD?

São inúmeras as vantagens de implementação do SSD no seu servidor, como já foi destacado no artigo. Porém vale a pena destacar também que o uso dele permite um modelo em camadas que garante a organização das informações para que o seu trabalho seja mais ágil e eficaz. Isso ajuda tanto na redução de custos quanto na melhora de desempenho.

Outra vantagem que o SSD fornece ao seu servidor é a capacidade de recuperação. Isso leva em conta que, muitas vezes, os serviços em nuvem operam com eficiência máxima. Servidores oferecem demandas de acesso em grande escala de dados, que se armazenados em um disco rígido mecânico, podem ser diretamente afetadas.

É muito importante você optar por utilizar em seu servidor um sistema que garanta a recuperação de dados para que os seus usuários da rede tenham acesso sem que sejam prejudicados com problemas no desempenho geral do sistema. O servidor SSD funciona otimizando e agilizando os processos de armazenamento e virtualizando as rotinas. Isso ajuda para que seja feito sempre mais, com menos trabalho.

A velocidade do servidor SSD também é um ponto essencial. Isso permite um acesso de dados mais rápido, de várias formas e aplicações.