Memória RAM de Servidor, o que é e como funciona suas vantagens!

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é memória de servidor?

As memórias de servidor são componentes utilizados exclusivamente em servidores e possuem diferentes categorias e desempenhos. No entanto, o termo “memória de servidor” é um pouco impreciso, pois o componente de servidor funciona de forma diferente do hardware do computador comum.

Enquanto qualquer memória pode ser utilizada em um computador desde que seja compatível com a placa-mãe, as memórias de servidores são desenvolvidas para funcionar continuamente em situações normais e armazenar mais dados do que os elementos usados em computadores comuns, tornando-os mais caros.

Qual o tipo de memória RAM é utilizada em servidores?

Existem várias opções de memórias para servidores no mercado, cada uma projetada para atender às necessidades específicas de diferentes sistemas. Entre as opções disponíveis, a memória ECC é uma das mais populares e pode ser registrada ou não.

As memórias registradas possuem um registro entre seus módulos que armazena os dados solicitados antes de enviá-los. Isso permite que o servidor permaneça estável, mesmo quando há um grande número de módulos de memória sendo usados.

Memória ECC.

Memórias com e sem ECC?

Tanto as memórias de servidores quanto as de estações de trabalho podem ter ou não o recurso ECC e também podem ser registradas ou não. ECC significa Código de Correção de Erros. A memória com ECC possui software que é capaz de corrigir erros que podem surgir em memórias voláteis. Na maioria das vezes, as memórias de computadores pessoais não possuem ECC, o que significa que erros podem ocorrer cerca de uma vez a cada 1 gigabyte de memória por mês de funcionamento contínuo. Como a maioria dos computadores pessoais não é utilizada continuamente como os servidores, as chances de ocorrer um erro não são tão altas.

Comparativo SEM ECC e COM ECC.

Qual a diferença entre memória de servidor e PC?

Além disso, existem diferenças entre as memórias RAM para servidores e para computadores pessoais. Geralmente, as memórias RAM para computadores pessoais são non-ECC e funcionam em qualquer máquina, desde que sejam compatíveis com a placa-mãe do computador.

Essas memórias também são capazes de armazenar uma grande quantidade de dados, o que significa que elas possuem um maior número de encapsulamentos.

Vantagens da memória para servidor:

Segurança
Empresas lidam com informações críticas e confidenciais que não podem ser corrompidas. Nesse sentido, as memórias ECC garantem maior segurança e confiabilidade dos dados, pois são mais robustas e estáveis.

Redução de falhas
As atividades vulneráveis são um problema constante e podem resultar em lentidão ou interrupção dos serviços. Quando isso ocorre com frequência, isso prejudica o desenvolvimento do negócio e pode resultar na perda de clientes.

No entanto, com a utilização de memórias ECC para servidores, esses erros diminuem significativamente. Dessa forma, as máquinas operam com maior estabilidade e não há perda de projetos importantes, o que poderia prejudicar a saúde financeira da organização.

Disponibilidade de serviços
Muitas empresas oferecem serviços online 24 horas por dia, 7 dias por semana. Qualquer falha que interrompa esse fluxo de trabalho pode causar prejuízos significativos para o negócio.

Ao utilizar memórias ECC, as máquinas conseguem operar com o mínimo de interrupções, aumentando a disponibilidade do servidor e da estação de trabalho.

Custo-benefício
Embora o valor de uma memória ECC para servidores possa parecer alto em comparação com outros modelos de memória, é importante destacar que o custo extra representa apenas cerca de 12% a mais em relação às alternativas. Assim, o investimento para colher os benefícios de uma ECC é relativamente pequeno.

Por isso, é vantajoso investir em um computador corporativo com memória ECC integrada. Caso você queira adquirir apenas o componente, é importante verificar se a placa-mãe é compatível com o modelo.