Como configurar o WordPress no diretório raiz

Tempo de leitura: 4 minutos

Um requisito fundamental para um site estar em conformidade com os padrões da web é ter um endereço bem apresentável. No entanto, ter apenas um bom nome de domínio não é suficiente.

Embora seja importante ter um endereço que represente adequadamente o seu negócio, muitos desenvolvedores não percebem que a construção de uma URL amigável pode ser ainda mais importante do que o nome do site.

Neste tutorial, abordaremos uma dica sobre como instalar ou alterar o diretório principal do WordPress, que por padrão é “wp”, para o diretório raiz do seu site, geralmente chamado de “public_html”. Afinal, você não vai querer que o seu site principal seja redirecionado para um subdiretório logo no primeiro acesso, não é mesmo?

Pré-requisitos para configurar diretório raiz

Para instalar um certificado SSL grátis no WordPress, você precisa cumprir os seguintes requisitos:

  1. Ser cliente de um plano de hospedagem de sites, revenda de hospedagem, hospedagem WordPress, servidor VPS ou dedicado.
  2. Ter uma instalação do WordPress em sua hospedagem.
  3. Possuir acesso ao cPanel e ao administrador do WordPress.
  4. O site deve estar publicado na Internet.

Recomenda-se a instalação de um certificado SSL grátis no WordPress para garantir a segurança das informações transmitidas entre o navegador do usuário e o servidor. Isso pode ser feito seguindo as orientações fornecidas pelo provedor de hospedagem ou utilizando plugins específicos disponíveis no diretório de plugins do WordPress.

Passo a Passo – Configurando Diretório Raiz

Passo 1 – Alterando diretório no wp-admin:

1º. Acesse o wp-admin.

Passo 1.

2º. No menu lateral, selecione “Configurações” (Settings) e depois clique em “Geral” (General).

Passo 2.

3º. Em WordPress Address e Site Address, remova o diretório do domínio principal.

Passo 3.

4º. Após inserir os dados, clique no botão “Guardar alterações” para confirmar as alterações.

Passo 4.

Passo 2 – Transferindo arquivos pelo cPanel

1º. Acesse o seu cPanel.

Passo 1.

2º. Em “Arquivos”, selecione a opção “Gerenciador de Arquivos”.

Passo 2.

3º. Acesse a pasta public_html, verifique se há arquivos de um site antigo e, se houver, faça o backup para sua máquina e, em seguida, exclua-os da pasta.

Passo 3.

4.º. Acesse o diretório wp onde o seu WordPress foi instalado.

Passo 4.

5º. Selecione todas as pastas e arquivos dentro do diretório e, em seguida, clique com o botão direito do mouse na seleção e escolha a opção “Mover”.

Passo 5.

6º. Na tela de pop-up, mas mude o diretório para /home/public_html e confirme, clicando em “Move Files”.

Passo 6.

7º. Retorne à pasta public_html e verifique se os arquivos estão corretamente localizados nela. Se estiverem, prossiga para a próxima etapa deste tutorial.

Passo 3 – Corrigindo as URL’s do WordPress

Para remover um subdiretório das URLs da página no WordPress, siga estas etapas:

  1. Abra uma nova aba e acesse o administrador do WordPress a partir do diretório principal, usando um URL sem o subdiretório (por exemplo, https://dominio.com.br/wp-admin).
  2. No menu lateral esquerdo, selecione “Configurações” e clique em “Permalinks”.
  3. Clique em “Salvar alterações”. Esse processo irá reescrever o arquivo .htaccess para remover o subdiretório das URLs das páginas.
  4. Novamente no menu “Plugins”, clique em “Adicionar Novo” e procure pelo plugin “Velvet Blues Update URLs”. Clique em “Instalar” e, se necessário, ative o plugin.

Com essas etapas, você estará removendo o subdiretório das URLs das páginas do WordPress, garantindo que elas sejam exibidas corretamente no diretório raiz do seu site.

Passo 4.

5º. Em “Ferramentas”, selecione “Update URLs” para acessar o plugin.

Passo 5.

6º. Na página exibida, no passo 1, preencha o campo “Old URL” com o domínio antigo e o campo “New URL” com o novo domínio da instalação.

7º. No passo 2, selecione as opções de URL que deseja atualizar (recomendamos deixar apenas a última opção desmarcada) e clique em “Atualizar URLs AGORA”.

Passo 7.

8º. Após clicar em “Atualizar URLs AGORA”, se a alteração das URLs for concluída com sucesso, uma mensagem semelhante a esta será exibida no topo da página.

Passo 8.

Conclusão

É importante ter cuidados ao instalar o WordPress, pois isso faz uma grande diferença na estratégia do seu negócio. Uma dessas práticas é mover os arquivos da pasta “wp” para a pasta “public_html”, o que pode trazer benefícios significativos.

No entanto, essa mudança por si só não é suficiente. Além disso, a construção de links amigáveis, levando em consideração a intenção de navegação do usuário, e o uso de outras técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para otimizar e melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, como Google, Baidu, Bing, entre outros. Abordaremos esses assuntos em outros tutoriais!